Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Últimas noticias > CAMINHOS DO MORRO
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CAMINHOS DO MORRO

  • Acessos: 379

 ARAGOMINAS

O documentário "Caminhos do Morro”, produzido por Cássio Cipriano, conta um pouco da história e da religiosidade de Pé do Morro, município de Aragominas (TO), através de relatos de moradores pioneiros do local. O filme foi rodado durante um trabalho de campo organizado pelos professores Dernival Venâncio e Rosária Nakashima, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína, com a terceira turma de mestrado do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult).

Com duração de 34 minutos, o documentário trás depoimentos de Dona Maria Mendes, Seu Raimundo Benício e Seu Manoel, que contam, através dos relatos de sua chegada e vivência no local, um pouco de como surgiu o município de Aragominas e, através de seus discursos, é possível compreender um pouco do motivo para a forte religiosidade no local, marcado por crenças, importantes figuras religiosas e tradições como a romaria.

Até o momento, o documentário foi exibido somente em uma sessão particular para a terceira turma do PPGCult (UFT), mas já conta com três exibições públicas agendadas. A primeira será neste sábado (18/11), às 9:00h, em sessão aberta na Câmara Municipal de Aragominas (TO); na semana seguinte, dia 20/11 (segunda), às 14:00h, será exibido durante o III Fórum da Consciência Negra, no Colégio Estadual Marechal Costa e Silva, em Muricilância (TO); e dia 24/11 (sexta), será exibido durante a VII Semana de História da UFT, no Auditório II do Campus Cimba, em Araguaína (TO).

Na sequência, após as exibições ao público, o documentário será disponibilizado na internet.

registrado em:
Fim do conteúdo da página